5 locais para explorar na Região Centro de Portugal

A Região Centro de Portugal, que ao nível da organização turística é composta pela Ria de Aveiro, Região de Coimbra, Viseu Dão Lafões, Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Leiria, Oeste e Médio Tejo, é uma região rica em contrastes onde podemos ir do mar até à serra, da praia às matas nacionais, das cidades às aldeias históricas e de xisto.

 É nesta maravilhosa região de Portugal que podemos encontrar as 5 maravilhas que se seguem:

01 – Cascata da Pedra da Ferida | Esta cascata, na freguesia do Espinhal, em Penela, tem cerca de 32 metros de altitude e encontra-se na linha de água da Ribeira da Azenha. Pelo caminho até à cascata podemos usufruir da natureza em todo o seu esplendor e quando na cascata há que aproveitar para dar um mergulho, mas, cuidado, porque a água é gelada!

02 – Buracas do Casmilo | É entre as serras da Senhora do Círculo e de Janeanes que se esconde aquele que foi, e talvez ainda seja, um dos segredos mais bem guardados do concelho de Condeixa-a-Nova, as Buracas do Casmilo.

03 – Mata Nacional do Buçaco | É numa das encostas da serra que ladeia a vila do Luso, bastante conhecida pela sua água, que encontramos uma das mais bonitas e ricas matas nacionais de Portugal. Herdando o nome da própria serra, Buçaco de seu nome, é a riqueza natural e histórica desta mata que vale cada visita que lhe façamos.

04 – Aldeia do Piódão | São sinuosas as estradas que nos guiam pelos montes e vales da Serra do Açor até àquela que é conhecida como a aldeia presépio de Portugal, Piódão. Porém, não são as linhas tortas que nos impedem de querer ver, primeiro ao longe, como uma aldeia encantada, e depois mais perto, com as suas tradições seculares, uma das aldeias mais bonitas e típicas do país.

05 – Moinhos de Penacova | Em Portugal, é no concelho de Penacova que podemos encontrar um dos maiores núcleos molinológicos do país, com 19 moinhos de vento a funcionar ou em condições para tal. Esses moinhos encontram-se distribuídos pelos lugares de Atalhadas, Aveleira e Roxo, Gavinhos, Paradela de Lorvão e Portela da Oliveira.