5 locais para explorar na Região Alentejana de Portugal

Durante a quarentena certamente já sonhou com muitos locais, com as suas comidas e paisagens. Alguns serão locais que já conhece (e adora), outros são completamente novos.

O Alentejo tem tudo para entrar nessa lista de sonhos. É a maior região de Portugal, detentora de uma alma e paisagens muito próprias. De uma simplicidade bela.

Do Alto Alentejo ao Litoral Alentejano, venha conhecer alguns locais que são tesouros nacionais.


É nesta maravilhosa região de Portugal que podemos encontrar as 5 maravilhas que se seguem:

01 – Marvão | A uma curta distância de Castelo de Vide, eis Marvão. E o que dizer de uma vila assim? Um verdadeiro charme. As ruelas desta vila medieval são imperdíveis, bem como a extensão de paisagem que vai poder observar. Suba ao Castelo e veja por si mesmo!

02 – Elvas | É junto à fronteira com Espanha que pode encontrar Elvas, cidade orgulhosamente alentejana e Património Mundial da UNESCO. Pintada de branco e amarelo, Elvas é senhora de uma beleza única. A acrescentar a isto é considerada a maior cidade fortificada de toda a Europa e tem ainda o maior Aqueduto da Península Ibérica, com uma extensão aproximada de 7km e 31 metros de altura.

03 – Serpa | A influência romana está bastante presente nesta pequena cidade do baixo Alentejo. Já a sobre a sua beleza podemos dizer várias coisas. No interior das muralhas, podemos encontrar um bonito centro histórico que rivaliza com a magnífica planície e montes com rosmaninho, que podemos encontrar no exterior.

Além disso, são vários os monumentos que aqui poderá visitar, como a Igreja de Santa Maria, também conhecida como Igreja Matriz de Serpa, a Ermida de Santa Luzia, o Palácio dos Condes de Ficalho, o Museu do Relógio e o Museu Arqueológico, entre muitos outros.

04 – Almograve | A pequena povoação de Almograve é um destino que surpreende. Um centro carismático, e com bons restaurantes, e uma praia que deslumbra pela sua imensa beleza natural. Em relação às praias, aqui poderá encontrar duas zonas distintas. De um lado, terá praias de rochas e arribas de xisto. Do outro, praias de areia junto às dunas. Fica ao seu critério decidir onde desfrutar de um belo dia de sol.

05 – Monsaraz | Esta aldeia fortificada é magnífica. Localizada no topo de uma colina, oferece uma vista privilegiada sobre o Alqueva, um dos maiores lagos artificiais do continente europeu. Além disso, Monsaraz possui ainda um enorme património cultural que vale a pena ser apreciado.